Coxins

Coxins

Os coxins são aplicados principalmente nos motores e transmissões, mas também podem ser encontrados em outros sistemas veiculares tais como no sistema de escapamento e na suspensão.

A principal função dos coxins é trabalhar como um elemento de fixação entre dois conjuntos, como por exemplo entre o motor e a estrutura do veículo, de forma a reduzir ou eliminar a transferência de vibrações e ruídos. 

Construção

Sabó 77522 Coxim do Motor

Os coxins consistem basicamente de dois componentes estruturais (metal) interligados por um elemento de borracha. Com este tipo de construção é possível conectar partes do veículo permitindo o movimento relativo entre estas partes de forma a reduzir ou eliminar a transferência de vibrações e ruídos entre estes componentes.

  • As peças metálicas possuem a função estrutural e servem para a fixação dos coxins.
  • A borracha é o elemento de união entre as peças metálicas de fixação e sua principal função, além da junção das peças metálicas, é a absorção das vibrações e ruídos, dando flexibilidade ao conjunto.

 

Veja exemplos de construção de coxins:

Sabó 77523 Coxim do Motor
Sabó 77518 Coxim do Motor
Sabó 78092 Coxim do Câmbio

Manutenção/Inspeção

Os coxins estão constantemente em trabalho e, em razão dos grandes esforços que a sãos submetidos, sofrem desgastes naturais de acordo com as condições de uso do veículo. 

Os principais indicativos de que os coxins necessitam de uma revisão podem ser evidenciados ao surgimento de:

  • Barulho ou tranco no motor / câmbio ao arrancar,
  • Vibrações na alavanca do câmbio,
  • Dificuldades para engatar a marcha,
  • Veículo puxando para um dos lados, 

 

Para preservar os coxins e fazer com que eles durem mais tempo, evite dar arrancadas muito fortes com o veículo, principalmente em condições que exijam muita potência tais como subidas, valetas, lombadas e outros obstáculos. 

Recomenda-se a verificação periódica dos coxins, em média um coxim de motor deve ser trocado a cada 30 mil km, mas isto pode variar de acordo com a forma de utilização do veículo.