Bieletas

Bieletas

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As bieletas são partes da suspensão e funcionam em conjunto com as barras estabilizadoras. A função deste conjunto é manter a dirigibilidade, estabilidade e conforto do veículo assim como absorver impactos sofridos pela suspensão.

Ao mudar de direção ou ao iniciar uma curva o veículo inclina para o lado de fora da curva e o conjunto barra estabilizadora / bieletas compensa esta inclinação.

As bieleta possuem duas extremidades para montagem, uma vai fixada na barra estabilizadora e a outra no amortecedor ou na bandeja, dependendo do tipo de veículo.

Em alguns modelos de veículos, as bieletas também podem ser responsáveis por fazer os movimentos de convergência e divergência das rodas. Nestes casos sempre que realizada a substituição da bieleta também será preciso fazer o alinhamento do carro.

Construção

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  • Haste (Corpo):

Confeccionada com material de alto desempenho (Aço Carbono), com características mecânicas essenciais para atender as necessidades funcionais do produto, impedindo a quebra da peça. A haste também tem a função de determinar o comprimento da bieleta.

 

  • Caneca:

Confeccionada com Tubo Trefilado (BKW) de alto desempenho, com características e dureza controlada, sendo estas características essenciais para que não haja trincas e deformações durante o processo de fabricação, proporcionando maior tempo de vida útil do produto.

 

  • Solda:

MIG automatizada, de grande importância para o produto. Este processo garante que a união entre os componentes, suportem as vibrações e impactos sofridos pela peça, durante todo o tempo de funcionamento do conjunto.

 

  • Mancal:

Em material de alto desempenho (Poliacetal), tendo a função de alojar a esfera, sendo suas características essenciais para que não haja o desgaste prematuro da esfera, pois suas características principais são resistência e durabilidade.

 

  • Pino esférico:

Confeccionada com material trefilado de alto desempenho, com características mecânicas e acabamento controlados, sendo estas características essenciais para fixação do produto no veículo, possibilitando um aperto correto sem danificar a rosca. Tendo em seu processo um acabamento especial controlado para facilitar o deslizamento no mancal (Poliacetal).

 

  • Graxa:

De Lítio com Bissulfeto de Molibdênio, desenvolvida para aplicação entre materiais que sofrem atrito. Tem a função de reduzir o atrito gerado pelo contato, entre as partes móveis, para que não haja o aquecimento e desgaste dos componentes.

 

  • Coifa:

Produzida com borracha Nitrílica (NBR), que contêm em sua composição componentes que propiciam resistência mecânica e resistência aos derivados de petróleo e água. Com estas características as coifas em NBR garantem maior durabilidade evitando trincas, rasgos e deformações ocasionadas pelas diversas condições climáticas e ambientais.

 

  • Porca de Fixação

Auto-travante, que garante a fixação do produto no conjunto da suspensão.

Montagem/Instalação

  • Movimentar os pinos esféricos para aliviar as tensões de montagem e melhorar a lubrificação interna.

Manutenção/Inspeção

Os principais defeitos relacionados as bieletas e seu funcionamento estão relacionados basicamente em problemas de fixação, folgas, deformações, trincas e rompimento dos componentes.

Estes defeitos são percebidos através do surgimento de ruídos, barulhos na suspensão e instabilidade do veículo.

Normalmente estes defeitos são facilmente detectados e, para assegurar o correto funcionamento da suspensão, a recomendação é realizar sempre as revisões periódicas.

Nas revisões fica fácil para identificar as evidências de desgaste. A identificação do defeito pode ser tanto visual quanto funcional:

  • Visual:

Haste empenada, coifa rasgada, folga entre pino esférico e mancal ou ainda nos elementos de fixação.

 

  • Funcional:

Instabilidade ao dirigir, ruídos.