Fonte: Release Automec Sabó - Tecnologia Data: Abril 2011

Release de divulgação à imprensa:

TECNOLOGIA DE PONTA É NA SABÓ!

Para esta Automec, a SABÓ, líder de mercado e referência mundial no desenvolvimento de sistemas de vedação trás muitas novidades sobre desenvolvimento de novas tecnologias. Quem visitar o estande poderá conhecer o que a empresa está fornecendo nos produtos vendidos para as montadoras do Brasil e também do exterior (EUA, Europa e Ásia), tais como:

· Juntas para transmissões em alumínio com borracha vulcanizada, conferindo à aplicação uma solução de funcionalidade perfeita, de maior durabilidade e confiabilidade. Esses sistemas com juntas vulcanizadas permitem maior eficácia em condições críticas de estradas, absorvendo melhor as trepidações, ajudando a melhorar a dirigibilidade do veículo.  Essa solução é considerada uma evolução em relação às que utilizam silicone líquido aplicado diretamente nas caixas de transmissões e/ou blocos de motores.

· Um protótipo de motor “Fuel Cell” (hidrogênio), desenvolvido pelo time de tecnologia do Grupo SABÓ, podendo ser utilizado em carros elétricos ou até mesmo em aplicações não automotivas, como por exemplo, geradores de energia de diversos tamanhos (para fazendas; hospitais; etc).

· BPS (Bonded Pistons Seals), peça que utiliza altíssima tecnologia, aplicada nas transmissões automáticas, produzidas somente por três empresas ao redor do mundo. São utilizadas nas mais modernas transmissões automáticas de 6 velocidades que estão em produção mundialmente (6T70/75 e GF6 = 6T30/40/45 da General Motors e 6F e 6FMid da Ford nos EUA, México, China e Coréia). Esses novos projetos foram apresentados pela GM ao Congresso Norte Americano e ao presidente Barack Obama em Dezembro de 2008 no programa de reestruturação da General Motors. Essas transmissões permitem uma redução do consumo de combustível na ordem de 17% em relação às transmissões anteriores de 4 velocidades. A Sabó também fornece BPS, retentores e juntas para a nova transmissão automática X-30, que é utilizada em veículos híbridos. Esse conjunto transmissão/ motor híbrido reduz o consumo de combustível, acarretando a redução de emissões de poluentes e conseqüentemente melhora a qualidade do ar e do meio ambiente (Essa transmissão já esta sendo utilizada no novo veículo “VOLT” da GM americana, eleito o carro do ano em 2011).

(Para uma melhor visualização, haverá no estande uma transmissão em vista de corte com as aplicações do sistema BPS.)