SABÓ PARTICIPA DO CONGRESSO SAE 2013

Mais uma vez, a SABÓ participa com sucesso do Congresso SAE 2013, que este ano teve como tema principal a “Tecnologia da Mobilidade”.

Com a participação de 10.636 pessoas, 23 fóruns/painéis de discussão com 105 palestrantes, 143 papers e 90 expositores e tivemos em nosso estande, a presença de executivos das montadoras General Motors, Volkswagen e Fiat dentre outras visitas interessadas em todos os produtos e novas tecnologias expostas.

Nesta 22ª edição do evento, a SABÓ demonstrou sua tecnologia de ponta no desenvolvimento da aplicação em vedações para motores híbridos, ou seja, veículos impulsionados por um motor a combustão interna conjugado com um motor elétrico de alto desempenho.

Estas novas gerações de transmissões hibridas atualmente já são uma realidade do mercado americano. A SABÓ fornece o “selamento” completo desta transmissão com 2 (dois) retentores, 4 (quatro) selos e 4 (quatro) juntas com uma demanda de mais de 2 (dois)milhões de peças/ano. A expectativa é de num futuro próximo, esta transmissão hibrida estar presente nas principais metrópoles, incluindo-se o mercado brasileiro, pois os quesitos de baixas emissões e economia de combustível são direcionadores mundiais.

Quanto à evolução das vedações para as transmissões híbridas, a Sabó participou desde o início do desenvolvimento e forneceu os primeiros protótipos para o veículo conceito da GM chamado de “VOLT”. Para este projeto, foi desenvolvida uma junta especial de alumínio e borracha com um tratamento de nanocerâmica para propiciar a colagem destes dois substratos, um retentor especial com material FPM (Flúor elastômero) que suporta baixas temperaturas e também desenvolveu um selo vulcanizado que suporta altas pressões com carcaças de até 5,0 mm de espessura conjugado com válvulas direcionais de acordo com a demanda do projeto., proporcionando assim, uma maior economia de combustível e a consequentente redução da emissão de poluentes, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Ainda falando em desenvolvimento de novas tecnologias aplicadas, a SABÓ está com projeto de produtos com redução em até 30% de atrito, sendo utilizado até mesmo em carros de Fórmula 1, pois contribuem para um maior aumento de velocidade sem perda de estabilidade e com o princípio da “folha de lótus”, planta que possui em sua superfície a propriedade de repelir a água e poeira, a SABÓ atualmente está investindo na utilização da nanotecnologia aplicada para desenvolvimento de um produto capaz de repelir materiais, assegurando uma maior durabilidade e resistência em suas vedações.

No último dia do evento, na parte de fóruns e painéis, a SABÓ participou através de seu Diretor Geral para as Américas e Vice-presidente da unidade EUA, Lourenço Oricchio Jr, na apresentação sobre “Competitividade”, onde destacou a iniciativa da empresa em investir em automação para a produção de peças com maior valor agregado, tornando-a mais competitiva, pois conforme destacou Oricchio, aqui no Brasil existe o problema de aumento salarial sem compensação de produtividade. “Na nossa unidade em Mogi, já cumprimos de 30% a 40% desse objetivo, com a instalação de linhas automáticas comandadas por um só operador que produzem 10 mil peças por dia”, completa.

A empresa possui hoje em seu portfólio de produtos, mais de 3000 itens abrangendo mais de 90% do mercado, atendendo veículos nacionais, importados, linha agrícola, pesada e industrial. Paula Skoretzky

Paula Skoretzky
Assessora de Imprensa