GRUPO SABÓ: 70 ANOS FAZENDO HISTÓRIA!

02-12 | Release de divulgação à imprensa:
GRUPO SABÓ: 70 ANOS FAZENDO HISTÓRIA!
A história de pioneirismo brasileiro da Sabó inicia-se juntamente com o desenvolvimento da indústria automotiva mundial.

No dia 22 de abril de 1942, um ferramenteiro húngaro de nome José Sabó, começaria a trilhar o caminho do que hoje se tornou o Grupo Sabó, uma multinacional 100% brasileira. Com sua oficina, uma mistura de estamparia e metalúrgica, montada em São Paulo, fabricava os mais diversos itens de metal até para a indústria automotiva que começava a despontar na época. O mundo estava passando por grandes dificuldades, com a segunda grande guerra acontecendo por toda a Europa.

Em 1944, surgiu o primeiro retentor Sabó. Era uma peça para o cubo de roda traseira dos caminhões Ford, montados aqui na época. Os demais veículos eram em sua maioria, importados dos Estados Unidos e possuíam retentores fabricados em couro e antecipando-se à indústria americana, a Sabó através de uma nova tecnologia europeia, passou a fabricá-los com borracha vulcanizada.

Já em 1966, com algumas empresas automobilísticas se instalando no País, a Sabó começa a produzir juntas. Em 1975, iniciam-se as exportações para a Opel, subsidiária alemã da GM. Em 1978, abre-se a linha de produção de mangueiras e a partir da década de 80, começa a ser reconhecida internacionalmente e ganhar alguns prêmios de “melhor fornecedor” em algumas das principais montadoras do mundo.

No ano de 1992, a Sabó compra uma fábrica de retentores na Argentina e em 1993, incorpora a Kaco, empresa alemã fundada em 1914 e tradicional na fabricação de juntas. A partir de então, a empresa não parou mais de crescer. Hoje conta com fábricas na Alemanha, Argentina, Áustria, Brasil, China, Hungria e Estados Unidos, além de centros técnicos e comerciais no Japão, França e Inglaterra, consolidando a excelência na qualidade e da marca de seus produtos e serviços, exportando, inclusive, tecnologia para o desenvolvimento de novos itens.

De uma pequena oficina no bairro da Água Branca, em São Paulo, para o mundo, a Sabó carrega em sua história não somente a companhia do desenvolvimento de todo o setor automotivo como também a dedicação, a competência, o empenho e o reconhecimento de seu trabalho através de toda sua equipe de colaboradores, fornecedores, distribuidores e clientes reparadores, sem os quais, todo esse caminho trilhado, não faria sentido.

“Fazer parte da equipe de uma empresa como a Sabó, é motivo de orgulho e acima de tudo, satisfação em saber que por todos esses anos de sucesso, conseguimos contribuir não somente com produtos e serviços de qualidade para o mercado e para o setor automotivo. É saber que também fazemos parte da história dele. Tenho a Sabó como grande diferencial de criatividade; perseverança; sabedoria; inteligência e conhecimento do seu time de colaboradores ao redor do mundo, fazendo com que ela seja uma empresa diferenciada para as principais montadoras mundiais”, declara. Lourenço Agnello Oricchio Junior - Diretor Geral Sabó Américas