AUTOMEC 2013 - INOVAÇÃO E TECNOLOGIA FAZEM PARTE DA SABÓ

Para esta Automec, a SABÓ, líder de mercado e referência mundial no desenvolvimento de sistemas de vedação traz muitas novidades sobre desenvolvimento de novas tecnologias. Quem visitar o estande poderá conhecer o que a empresa está fornecendo nos produtos vendidos para as montadoras do Brasil e também do exterior (EUA, Europa e Ásia), tais como:

- Juntas para transmissões em alumínio com borracha vulcanizada, conferindo à aplicação uma solução de funcionalidade perfeita, de maior durabilidade e confiabilidade. Esses sistemas com juntas vulcanizadas permitem maior eficácia em condições críticas de estradas, absorvendo melhor as trepidações (vibrações), ajudando a melhorar a dirigibilidade do veículo.  Essa solução é considerada uma evolução em relação às que utilizam silicone líquido aplicado diretamente nas caixas de transmissões e/ou blocos de motores. Em 2012 foram produzidas mais de 60 milhões de juntas, com 0% de retorno de problemas de funcionalidade (retorno de garantia).

- BPS (Bonded Pistons Seals), peça que utiliza altíssima tecnologia, aplicada nas transmissões automáticas. São utilizadas nas mais modernas transmissões automáticas de 4, 6, 7, 8 e 9 velocidades que estão em produção mundialmente (6T70/75 e GF6 = 6T30/40/45 da General Motors e 6F e 6FMid da Ford nos EUA, México, Canadá, China e Coréia). Esses projetos auxiliaram a recuperação mundial da General Motors (EUA) nos últimos três anos. A SABÓ também fornece BPS, retentores e juntas para a nova transmissão automática X-30, que é utilizada em veículos híbridos. Esse conjunto transmissão/ motor híbrido reduz o consumo de combustível, acarretando a redução de emissões de poluentes e conseqüentemente melhora a qualidade do ar e do meio ambiente (Essa transmissão é utilizada no veículo “VOLT” da GM americana, eleito o carro do ano em 2011).

(Para uma melhor visualização, haverá no estande réplicas dos veículos que utilizam os produtos SABÓ juntamente com as respectivas peças).

Nanotecnologia
Sempre focada na aplicação de tecnologias futuras envolvendo desde a parte química e física, até mesmo computação de última geração, a SABÓ investe na pesquisa de materiais de ponta para desenvolvimento e utilização em novos produtos. 

Tecnologia SABÓ presente na Fórmula 1
Engajada na pesquisa constante de novas tecnologias, a SABÓ está desenvolvendo soluções de redução de atrito aplicada nos veículos da Fórmula 1, fazendo com que seja possível ganhar maior velocidade, melhor pressão aerodinâmica e estabilidade através de tratamentos especiais nos aerofólios e assoalho.

Fuel Cell
Em sua constante preocupação com o meio ambiente, a SABÓ se empenha no desenvolvimento de peças para motores e transmissões que auxiliem na geração da chamada “energia limpa” (para veículos híbridos, elétricos e Fuel Cell (motor a hidrogênio).

Atualmente, a SABÓ já fabrica placas de Fuel Cell para aplicações não automotivas, como geradores estacionários.

No estande será possível conhecer um protótipo de motor “Fuel Cell” (hidrogênio), desenvolvido pelo time de tecnologia do Grupo SABÓ, podendo ser utilizado em carros elétricos ou até mesmo em aplicações não automotivas, como por exemplo, geradores de energia de diversos tamanhos (para fazendas; hospitais; etc).

Toda a tecnologia utilizada pela SABÓ é desenvolvida com parceiros estratégicos, como universidades e institutos capacitados no Brasil e no exterior através de pesquisas e recursos próprios, superando a expectativa de seus clientes. 

Utilizando a ferramenta denominada FEA (simulação por elementos finitos), DOE (design of experiments), bancadas de teste de durabilidade, corrosão, lama, poeira, dinamômetros, análises físico-químicas, testes práticos e inspeção visual computadorizada, asseguram e garantem a qualidade dos produtos. Essas tecnologias auxiliam a SABÓ a desenvolver produtos com significativa redução de atrito, estando totalmente em consonância com os programas do INOVAR AUTO (Programa adotado pelo Governo Federal de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores), visando redução de energia, consumo de combustíveis e produtos mais amigáveis ambientalmente. 

Nosso estande está na Rua K39 e haverá técnicos especializados e promotores para dar todo o atendimento para os reparadores que nos visitarem em busca de novidades e informações.

Paula Skoretzky
Press Officer
Phone: +55 11 96765-5957
imprensa@sabo.com.br
www.facebook.com.br/sabogrupo
www.twitter.com/sabogrupo